quinta-feira, 28 de agosto de 2014

8 Anos na Rua por Roma Rosário Roman

Texto lido no Seminário Arena Aberta:
Teatro e Movimentos Sociais
Sarobá de São Genésio


Estou aqui, venho depois de uma semana  surpreendente e já esperando um fim de semana maravilhoso com a minha gente de Teatro, fazendo juntos mais uma ação em que o Encontro de pessoas de luta, se fortalece. Que os últimos meses deste ano sejam cada dia mais intensos e desfiadores. Que o Teatro e a Política façam parte do nosso trabalho.

Espaços como este, de discussão horizontal, fraternos sem a burocracia ou hierarquia mostram cada vez mais a necessidade de apreendermos o uso poderoso dessa ferramenta de transformação social que é o Teatro, encurtando distâncias cada vez mais e mais até o público.

Como não sentir orgulho ao acompanhar a trajetória que o Imaginário Maracangalha  está trilhando, como não nos sentirmos contentes com o crescente número de público em todos os municípios do Brasil, por onde o Coletivo Imaginário Maracangalha se apresenta, todos são contaminados por essa trupe de figuras inusitadas, aquele cortejo de apaixonados teatreiros e teatreiras multicoloridos, que percorre as praças e ruas das cidades, que falam sobre a nossa cultura, cidadania, política e sinaliza para esse público, novas perspectivas sociais para nosso estado.

Desde que os artistas de teatro, cansados com o descaso com que tem sido tratados decidiram por ações que aglutinem todos os artistas, os quais expõem seus projetos, estabelecendo então momentos de reflexão e traçam projetos entre si, tendo como resultado a apresentação de propostas de ação para expandir o Teatro no estado, articulando-o a outras áreas do conhecimento humano e da gestão pública, criando condições de acesso ao seu fazer e consumo e, mesmo que não se leve em conta, também tem garantido oportunidades de trabalho digno para todos aqueles e aquelas fazedores de teatro e a inúmeros outros trabalhadores que tornam possível a sua concretização.

Meus sinceros votos para que o Imaginário Maracangalha com todos os seus integrantes, amigos, parceiros e colaboradores para que continuem engrossando as fileiras e fazendo deste ofício, um grande cortejo lindo, derramando poesia, e no seu transcurso, muitas, muitas pessoas venham se juntar à gente.

Evoé!



Roma Rosário Roman Anez
Teatral Grupo de Risco

Nenhum comentário:

Postar um comentário